Desporto: Herói ou Vilão?
Rui Alexandre Jesus (Coord.); António Esteves; António Júlio Nunes; Fernando Roboredo Seara; Inês Alves Caetano; João Paulo Almeida; José Guilherme Aguiar; Liliana Pitacho; Luís Gonçalves; Luís Sénica; Paulo Ricardo Alves; Roberto A. Martins; Tasslim Suahlehe
ISBN: 9789895347346
PVP: 18,00€
Doze perspetivas sobre o desporto português.
Doze autores, com diferentes perfis, escrevem sobre as suas experiências nos últimos 25 anos.
Um testemunho histórico e uma reflexão sobre o fenómeno desportivo em Portugal.
A interessante abordagem e partilha de experiências neste livro, vai permitir-nos olhar para o desporto nacional de uma forma mais optimista e obrigar-nos a fazer todos os esforços necessários para a sua melhoria. No caso específico da “minha” modalidade, o Futebol, é um desporto feito por heróis onde aparecem de vez em quando alguns vilões a ofuscar este desporto, que tantas pessoas, como Eu, amam. Esses vilões porém são sempre desmascarados e a beleza desse jogo volta sempre a maravilhar-me.»
Oceano Cruz, Ex-Jogador Profissional e Internacional de Futebol. Treinador
Escrever algumas linhas, poucas que sejam, sobre este livro é uma tarefa de elevada complexidade e responsabilidade.
No caso concreto, a responsabilidade é ainda maior por via da qualidade dos autores e pela relevância e atualidade dos temas abordados.
O Desporto é um fenómeno transversal que não é influenciado pela cor da pele, pelo género, pela religião ou pela orientação sexual, o que significa que assumirá sempre o papel de herói, ainda que o contexto em que se desenvolve a atividade desportiva esteja repleto de vilões.
A obra, de indispensável consulta, não deixará de contribuir para que o leitor tenha, ele próprio, a sua opinião, no sentido de definir o Desporto como herói ou como vilão.
Paulo Lourenço, Coordenador na FPF do Órgão de Gestão de Licenciamento para as competições da UEFA; Advogado, Especialista em Direito Fiscal